Caminho do Vinho e Colônia Murici em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba: quando o turismo rural nos entrega afeto

 

Pórticos de entrada: Colônia Murici e Colônia Mergulhão (Caminho do Vinho)
Crédito das fotos: Xandy Novaski


Visitar a área rural nos arredores de Curitiba tem se tornado um passeio essencial para os turistas.

Quem desembarca no aeroporto internacional Afonso Pena (em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba) ou na própria rodoviária da capital paranaense, muitas vezes nem imagina que a poucos quilômetros desses lugares existe uma área rural repleta de atrativos.

São apenas 11 km que separam o aeroporto metropolitano dos portais de entrada das colônias Mergulhão e Murici, distritos localizados ao sul de São José dos Pinhais. E para quem se hospeda no centro de Curitiba, são pouco mais de 24 km para acessar essa área rural.

O potencial turístico do Caminho do Vinho (como se denomina popularmente a Colônia Mergulhão) foi idealizado ainda no final da década de 1990. Hoje são mais de 30 propriedades com atrações diversas: cafés coloniais, restaurantes, bares, sorveterias, salumerias, queijarias, vinícolas e muito mais. Alguns estabelecimentos funcionam aos finais de semana e feriados, porém, há outros que seguem com seus diferenciais durante os dias úteis. É o caso do restaurante Panela de Barro, com uma comida campeira de deixar água na boca. 

Entrada do restaurante Panela de Barro
Crédito da foto: Xandy Novaski

Durante a semana ainda é possível degustar um bom queijo na Queijaria & Pizzaria Sapori Italiani (que aos sábados - horário noturno - serve pizza e disponibiliza um videokê) e um salame especial na Salumeria e Vinícola Politano

Queijaria & Pizzaria Sapori Italiani
Crédito da foto: Xandy Novaski


Salumeria e Vinícola Politano
Crédito da foto: Xandy Novaski

Já a Vinícola do Italiano entrega o que há de mais tradicional na confecção dos vinhos. Vale lembrar que o estabelecimento possui outras 2 lojas em São José dos Pinhais e 1 em Curitiba. 

E para quem ama chocolate, no Spinassi Chocolate o turista encontra o que há de melhor dessa preciosidade, além das geleias (aquelas à base de pimenta são sensacionais!).

Área interna da Vinícola do Italiano (Caminho do Vinho)
Crédito da foto: Xandy Novaski

Entrada do Spinassi
Crédito da foto: Xandy Novaski

Sábados, domingos e feriados: a rota das colônias é ideal para o bom descanso e lazer com a família e amigos

Os finais de semana e feriados podem ir além da rota turística de Curitiba. Na colônia Mergulhão, por exemplo, é possível passar o dia todo se deliciando nos cafés coloniais, como o Casarão, que nos remete aos bons tempos de infância na casa da vovó.

Mesa farta no café colonial Casarão
Crédito da foto: Xandy Novaski

E as atrações não param por aí! 

Na colônia Murici, você e sua família podem imergir na bela rotina dos descendentes de poloneses. Fundada em 1878, tal distrito é considerado o mais expressivo da região no que se refere à origem polonesa em terras brasileiras. A colheita de morango pelos turistas no La Choupana, por exemplo, vai muito além do prazer sensorial e relaxante em colocar cada fruta na cestinha. 

Morangos do La Choupana prontos para serem colhidos
Crédito da foto: Xandy Novaski

Experimentar os deliciosos pierogis no restaurante Pierogarnia é algo único e se deliciar no café colonial Kawiarnia é ter um momento ímpar diante de um bufê farto.

Na colônia Murici existe ainda a Casa da Cultura Polonesa, um local que nos proporciona uma viagem singular à rica história desses europeus que delinearam com seu trabalho e apreço cada canto da região.

Como chegar?

Existem três formas muito fáceis de acessar as duas colônias em São José dos Pinhais:

- A primeira opção é de automóvel, caso o turista alugue um ou venha motorizado para Curitiba e região metropolitana.

- A segunda opção são os carros de aplicativos.

- A terceira opção é ir de ônibus: utilize a linha 520 - Terminal Central / Murici, em São José dos Pinhais (verificar os horários de saída e chegada, pois há poucos ônibus por dia). Para quem parte de Curitiba, o ideal é ir ao terminal Guadalupe (centro da cidade) e pegar a linha 206 - Barreirinha / São José. Desça no terminal São José e utilize a linha 520 (já descrita acima). E para quem vai do aeroporto, pegue a linha E32 - Aeroporto / Terminal Boqueirão. Desça no terminal São José e utilize a linha 520.

Dica importante: em ambas as colônias você vai precisar de um carro, pois todos os trajetos por lá passam por uma região rural. Também é possível se hospedar nos dois distritos de São José dos Pinhais. Caso opte por uma ou mais pernoites, lá vai uma dica especial:



Crédito das fotos: Xandy Novaski

Na Vinícola Araucária, além do lazer em meio à natureza, do restaurante e ótimos vinhos, há opções de hospedagem no Hotel Boutique Vinícola Araucária by Slaviero Hotéis. São 13 chalés aconchegantes rodeados por uma área verde indescritível!

Caminho do Vinho em época de hortênsias
Crédito da foto: Xandy Novaski

Caminho do Vinho
Crédito da foto: Xandy Novaski

Que tal montar um passeio do seu jeito?

Para um roteiro completo nas duas colônias, o ideal é fazer um passeio personalizado. A Marli Frieda, assessora de turismo que mora na região e conhece tudo sobre essas rotas, tem um serviço especializado que busca o turista e sua família no hotel, leva-os ao que há de mais delicioso nessas áreas rurais e os entrega felizes da vida no final da tarde. Para maiores informações, é só ligar ou enviar uma mensagem no WhatsApp (41) 9.9819-5181. A assessora de turismo pode inclusive indicar locais de hospedagem para todos.

Caminho do Vinho em época de hortênsias
Crédito da foto: Xandy Novaski

Estando só, com a família ou amigos em Curitiba e região metropolitana, não deixe de conhecer o Caminho do Vinho e a Colônia Murici! São localidades instagramáveis, com cantinhos para você relaxar, comer bem e levar para casa o que há de melhor em produtos coloniais!



Comentários