Caminho do Vinho e Colônia Murici em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba: quando o turismo rural nos entrega afeto
![]() |
Pórticos de entrada: Colônia Murici e Colônia Mergulhão (Caminho do Vinho) Crédito das fotos: Xandy Novaski |
São apenas 11 km que separam o aeroporto metropolitano dos portais de entrada das colônias Mergulhão e Murici, distritos localizados ao sul de São José dos Pinhais. E para quem se hospeda no centro de Curitiba, são pouco mais de 24 km para acessar essa área rural.
O potencial turístico do Caminho do Vinho (como se denomina popularmente a Colônia Mergulhão) foi idealizado ainda no final da década de 1990. Hoje são mais de 30 propriedades com atrações diversas: cafés coloniais, restaurantes, bares, sorveterias, salumerias, queijarias, vinícolas e muito mais. Alguns estabelecimentos funcionam aos finais de semana e feriados, porém, há outros que seguem com seus diferenciais durante os dias úteis. É o caso do restaurante Panela de Barro, com uma comida campeira de deixar água na boca.
![]() |
Entrada do restaurante Panela de Barro Crédito da foto: Xandy Novaski |
Durante a semana ainda é possível degustar um bom queijo na Queijaria & Pizzaria Sapori Italiani (que aos sábados - horário noturno - serve pizza e disponibiliza um videokê) e um salame especial na Salumeria e Vinícola Politano.
![]() |
Queijaria & Pizzaria Sapori Italiani Crédito da foto: Xandy Novaski |
Já a Vinícola do Italiano entrega o que há de mais tradicional na confecção dos vinhos. Vale lembrar que o estabelecimento possui outras 2 lojas em São José dos Pinhais e 1 em Curitiba.
E para quem ama chocolate, no Spinassi Chocolate o turista encontra o que há de melhor dessa preciosidade, além das geleias (aquelas à base de pimenta são sensacionais!).
![]() |
Área interna da Vinícola do Italiano (Caminho do Vinho) Crédito da foto: Xandy Novaski |
![]() |
Entrada do Spinassi Crédito da foto: Xandy Novaski |
Sábados, domingos e feriados: a rota das colônias é ideal para o bom descanso e lazer com a família e amigos
Os finais de semana e feriados podem ir além da rota turística de Curitiba. Na colônia Mergulhão, por exemplo, é possível passar o dia todo se deliciando nos cafés coloniais, como o Casarão, que nos remete aos bons tempos de infância na casa da vovó.
![]() |
Mesa farta no café colonial Casarão Crédito da foto: Xandy Novaski |
E as atrações não param por aí!
Na colônia Murici, você e sua família podem imergir na bela rotina dos descendentes de poloneses. Fundada em 1878, tal distrito é considerado o mais expressivo da região no que se refere à origem polonesa em terras brasileiras. A colheita de morango pelos turistas no La Choupana, por exemplo, vai muito além do prazer sensorial e relaxante em colocar cada fruta na cestinha.
![]() |
Morangos do La Choupana prontos para serem colhidos Crédito da foto: Xandy Novaski |
Experimentar os deliciosos pierogis no restaurante Pierogarnia é algo único e se deliciar no café colonial Kawiarnia é ter um momento ímpar diante de um bufê farto.
Na colônia Murici existe ainda a Casa da Cultura Polonesa, um local que nos proporciona uma viagem singular à rica história desses europeus que delinearam com seu trabalho e apreço cada canto da região.
Como chegar?
Existem três formas muito fáceis de acessar as duas colônias em São José dos Pinhais:
- A primeira opção é de automóvel, caso o turista alugue um ou venha motorizado para Curitiba e região metropolitana.
- A segunda opção são os carros de aplicativos.
- A terceira opção é ir de ônibus: utilize a linha 520 - Terminal Central / Murici, em São José dos Pinhais (verificar os horários de saída e chegada, pois há poucos ônibus por dia). Para quem parte de Curitiba, o ideal é ir ao terminal Guadalupe (centro da cidade) e pegar a linha 206 - Barreirinha / São José. Desça no terminal São José e utilize a linha 520 (já descrita acima). E para quem vai do aeroporto, pegue a linha E32 - Aeroporto / Terminal Boqueirão. Desça no terminal São José e utilize a linha 520.
Dica importante: em ambas as colônias você vai precisar de um carro, pois todos os trajetos por lá passam por uma região rural. Também é possível se hospedar nos dois distritos de São José dos Pinhais. Caso opte por uma ou mais pernoites, lá vai uma dica especial:
Na Vinícola Araucária, além do lazer em meio à natureza, do restaurante e ótimos vinhos, há opções de hospedagem no Hotel Boutique Vinícola Araucária by Slaviero Hotéis. São 13 chalés aconchegantes rodeados por uma área verde indescritível!
![]() |
Caminho do Vinho em época de hortênsias Crédito da foto: Xandy Novaski |
![]() |
Caminho do Vinho Crédito da foto: Xandy Novaski |
Que tal montar um passeio do seu jeito?
Para um roteiro completo nas duas colônias, o ideal é fazer um passeio personalizado. A Marli Frieda, assessora de turismo que mora na região e conhece tudo sobre essas rotas, tem um serviço especializado que busca o turista e sua família no hotel, leva-os ao que há de mais delicioso nessas áreas rurais e os entrega felizes da vida no final da tarde. Para maiores informações, é só ligar ou enviar uma mensagem no WhatsApp (41) 9.9819-5181. A assessora de turismo pode inclusive indicar locais de hospedagem para todos.
![]() |
Caminho do Vinho em época de hortênsias Crédito da foto: Xandy Novaski |
Estando só, com a família ou amigos em Curitiba e região metropolitana, não deixe de conhecer o Caminho do Vinho e a Colônia Murici! São localidades instagramáveis, com cantinhos para você relaxar, comer bem e levar para casa o que há de melhor em produtos coloniais!
Comentários
Postar um comentário