Festival de Cannes: diretor de produtora curitibana representará o Brasil em homenagem no Marché du Film

 

Antonio Gonçalves Júnior
Diretor do "Olhar de Cinema"
Crédito da foto: Ezequiel Prestes

Maior mercado internacional da indústria cinematográfica contará com a presença de Antonio Gonçalves Júnior, da produtora Grafo Audiovisual e do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba.

 

O Brasil será homenageado na edição 2025 do Marché du Film. Tal tributo tem como finalidade destacar a vitalidade da indústria audiovisual brasileira, seus talentos criativos e seu compromisso com a cooperação internacional.

Foram anunciados 10 produtores brasileiros que representarão o país durante a edição: Camilo CavalCanti (Clariô FIlmes), Diogo Dahl (Coqueirão Pictures), Ivan Carlos de Melo (CUP Filmes), Rafaella Costa (Manjericão Filmes), Gustavo Gontijo (O2 Filmes), Adrien Muselet (Paris Entretenimento), Dora Amorin (Zebra Filmes), Fernanda Thurann (Brisa Filmes), Juliana Capelini (Conspiração) e Antonio Gonçalves Júnior, diretor da produtora curitibana Grafo Audiovisual e um dos idealizadores de importantes festivais que disseminam a sétima arte, como o Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, dedicado ao cinema independente mundial, e o Cinenaguá - Festival de Cinema de Paranaguá, que leva grandes produções do cinema, entre clássicos e contemporâneos, para exibições gratuitas em áreas de baixo acesso. 

A participação foi organizada pelo Ministério da Cultura, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Instituto Guimarães Rosa (IGR) e da Embaixada do Brasil em Paris, além da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (apex Brasil).

“Ser selecionado para representar o nosso país no maior mercado audiovisual do mundo é uma alegria enorme! A gente trabalha muito para contar histórias que nascem aqui, no Brasil, e poder levá-las para um espaço como o Marché du Film é a chance de mostrar que elas têm potência para dialogar com o mundo. Mais do que uma honra pessoal, é uma oportunidade de estreitar parcerias e coproduções que valorizem o nosso cinema e a cultura brasileira”, comenta o produtor. 

Antonio é formado em Comunicação Social pela UEL, especialista em Comunicação e Cultural pela UTFPR e bacharel em Cinema e Audiovisual pela FAP. O produtor já assinou a produção de diversas obras cinematográficas, como “Deserto Particular”, “Jesus Kid”, “A Mesma Parte de um Homem”, “Ferrugem”, “A Fábrica”, entre outros.

A escolha do Brasil como País de Honra, além de coincidir com a Temporada Cultural Brasil-França, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países, também é uma oportunidade estratégica para fortalecer parcerias, promover a cinematografia nacional e ampliar o alcance das produções brasileiras no mercado internacional. 

“Ver o Brasil como País de Honra em Cannes é um reconhecimento da força criativa e da diversidade do nosso audiovisual. É uma chance de mostrar ao mundo o que temos produzido com tanto talento e resiliência, e de fortalecer pontes para que nossas histórias cheguem ainda mais longe”, finaliza Antonio Gonçalves Júnior.

Quer mais informações? Então acesse o site oficial!

 

Comentários