Primeiro Afropop Fest reúne ampla programação gratuita no Memorial de Curitiba

 

Dezenas de artistas do afropop participam de shows,
performances e oficinas  no 1º Afropop Fest Curitiba
Crédito da foto: TipMidia

Festival Pop de Dança e Percussão promoverá o encontro de grandes nomes da música, dança e performance do universo afropop no próximo sábado e domingo (10 e 11 de maio).

 

O Memorial de Curitiba, localizado no lendário Largo da Ordem (centro histórico da cidade) vai receber o Afropop Fest. Com uma ampla programação gratuita, o primeiro evento pop de dança e percussão afropop da cidade reúne música, dança, oficinas, feiras de produtos artesanais e diferentes manifestações afro-brasileiras. A proposta do festival é reafirmar tais expressões por meio da corporalidade, da musicalidade e do conhecimento histórico-cultural que as expressividades artísticas populares e culturais carregam. 

“A Cultura Afro contribui em seu manifesto de cultura e resistência. Mestres e líderes como Mestre Bimba, Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Nelson Mandela, Abdias do Nascimento nos mostram sua força e mensagem que purifica a mente e fortalece o corpo e a alma, trazendo serenidade e sabedoria para poder conscientizar os seres humanos. Mirando essa ancestralidade, queremos promover um festival vibrante, festivo e pedagógico, com diversas oficinas de danças de matrizes africanas, shows de demonstração, feira de produtos artesanais afros e muito mais”, explica Adilto Black, diretor e idealizador do 1º Afropop Fest Curitiba

Criador e idealizador do 1º Afropop Fest,
Adilto Black leva ao palco do Memorial de Curitiba o
 ritmo do Afro Pop, Afro Reggae e do Pagodão Baiano
Crédito da foto: Arquivo Pessoal

As apresentações são gratuitas e acontecerão no palco da Praça de Eventos Iguaçu (localizado dentro do Memorial de Curitiba).  Veja os destaques: “Bloco Princesas do Ritmo”, “Pagodão Bahiano, “Rufar dos Tambores - Do Chão aos Palcos”, “Despertar Ancestral”, “O Meu Toque”, “Baianidade”, “Afropop com Adilto Black”, Samba no Pé”, “Resistindo Apesar da Resistência”, "Dança Africana com Djanko Camara" e “Mitay”

Sucesso nas pistas, Mitay se apresenta no
1º Afropop Fest Curitiba
Crédito da foto: Maycon Cavalcante

Diversas oficinas gratuitas de danças de matrizes africanas, diversidades percussivas e ritmos, ocuparão a Sala Londrina e diferentes espaços do Memorial de Curitiba.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link na plataforma Sympla. As vagas são limitadas.

O evento ainda contará com feira de artesanato de matrizes africanas composta por artesãos negros (roupas, acessórios, quadros, brinquedos), estimulando a cadeia produtiva da uma economia criativa afro local.

Acompanhe as novidades nas redes sociais oficiais do evento!


Serviço:


1º Afropop Fest Curitiba

Data: 10 e 11 de maio

Local: Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco)

Programação gratuita

Redes Sociais

Instagram @afropopfestcwb 

Facebook: Facebook.com/afropopfestcwb

Realização: Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura - Governo Federal

Comentários