Museu Alfredo Andersen em Curitiba recebe exposição em homenagem ao mestre Calderari

 

Autorretrato
Crédito: acervo Instituto Calderari

A inauguração aconteceu no último sábado (27) com a presença dos filhos de Fernando Calderari e autoridades da cena cultural paranaense.

 

O legado e ensinamentos do saudoso mestre Fernando Calderari (1939 – 2021) podem ser apreciados no Museu Casa Alfredo Andersen, na região central da capital paranaense. Uma grande exposição, denominada Calderari: amar, além do mar, já está disponível ao público desde o último dia 27 de setembro. Obras inéditas em desenho, gravura, talha em madeira, uma matriz ou outra, pintura e alguns autorretratos estão no acervo, trazendo algumas novidades sobre o artista.

Exposição "Calderari: amar, além do mar"
Crédito: Alice Varajão

A exposição, que fica em cartaz até março de 2026, remete à amplitude e à riqueza de sua produção, que vai muito além das conhecidas cenas marítimas. Desde a formação artística, Calderari já demonstrava fascínio pelas paisagens ao ar livre. Com o passar dos anos, aprimorou técnicas que uniam pintura e gravura, tornando-se referência no abstracionismo paranaense e acrescentando à sua obra um conjunto expressivo de autorretratos, que consolidaram sua identidade criativa. 

Vale lembrar que uma exposição dos alunos do CJAP (Centro Juvenil de Artes Plásticas), com desenhos e pinturas a partir da observação de obras de Calderari, segue disponível até dezembro deste ano na sala para exposições temporárias, essa localizada no espaço anexo ao Museu, denominado Academia.

Montagem da exposição dos alunos do CJAP
Crédito: acervo Instituto Calderari
 

Sobre Fernando Calderari:

Educador e artista, o Fernando Calderari nasceu na Lapa (PR) em 1939. Ainda na juventude, mudou-se para Curitiba com o intuito de concluir os estudos secundários. Orientado por Guido Viaro, ingressou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), onde foi aluno de Theodoro de Bona, discípulo de Alfredo Andersen, e de Erbo Stenzel. 

Após um período de estágio no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), Calderari retornou a Curitiba onde assumiu a direção do Museu Alfredo Andersen, dando continuidade ao legado do pai da pintura paranaense. Ao longo de sua carreira, expôs em diversos salões e bienais nacionais e internacionais. 

Seus trabalhos fazem parte de coleções em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba, no Brasil. No exterior, suas obras estão em museus na Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Inglaterra e Suíça. Faleceu aos 82 anos, em 14 de dezembro de 2021. 

 

Serviço:

Exposição “Calderari: amar, além do mar”

Onde: Museu Casa Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336 – Curitiba / PR.

Horários de visitação: de terça a domingo, das 10h às 17h.

Até março de 2026

 

Exposição dos alunos do CJAP (Centro Juvenil de Artes Plásticas)

Onde: Museu Casa Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336 – Curitiba / PR.

Horários de visitação: de terça a domingo, das 10h às 17h.

Até dezembro de 2025


Comentários

  1. Roteirista Xandy agradeço muito por sua gentileza em divulgar a arte parananes em sua revista Encontrei. Quando quiser marcamos para o acompanhar numa visita ao Museu Casa Alfredo Andersen.

    ResponderExcluir

Postar um comentário