Companhia Bife Seco e Petrobras lançam no Festival de Curitiba suporte a artistas com investimento, mentoria e estrutura profissional

 

Companhia Bife Seco e Petrobras
Crédito: Rinaldo Franco

Com o objetivo de impulsionar a próxima geração de criadores, iniciativa inédita irá selecionar, investir, mentorear e estrear 4 novas obras para o festival.

 

A produtora Bife Seco (que celebra 15 anos de sucesso e inovação artística) vai unir forças com a Petrobras lançando um projeto de profissionalização de espetáculos e estímulo à criação. Trata-se da Mostra Petrobras de Novos Bifes, uma iniciativa inédita que irá selecionar, investir, mentorear e estrear quatro novas obras no Festival de Curitiba, em 2026.

As inscrições vão até 19 de dezembro. A Mostra convida artistas, coletivos e companhias a apresentarem projetos originais para palco, sejam de espetáculos ou espetáculos musicais, que busquem poéticas contemporâneas de criação, dramaturgias autorais inovadoras e excelência na execução e montagem.

Mais do que selecionar projetos, queremos descobrir a energia criativa de novos criadores e oferecer a eles estrutura e visibilidade. A cena teatral brasileira é cheia de potência. O que falta, muitas vezes, é o investimento para que essa potência brilhe”, destaca o produtor e idealizador da mostra, Sávio Malheiros.

Companhia Bife Seco e Petrobras
Crédito: Rinaldo Franco

Um time de destaque, incluindo personalidades de relevância nacional nas artes, realizará a curadoria e seleção da Mostra. São eles:

Miguel Arcanjo (Jornalista, Crítico e Pesquisador): Um dos mais influentes jornalistas culturais do país, criador do Blog Arcanjo e do Prêmio Arcanjo de Cultura. Autor de análises e reportagens no Brasil e no exterior, é jurado de premiações como APCA, Jabuti, Bibi Ferreira e Prêmio Governador do Estado.

Maite Schneider (Atriz, Ativista e Referência em Diversidade): Atriz e cofundadora da plataforma TransEmpregos, é reconhecida internacionalmente por seu trabalho em acessibilidade, inclusão e representatividade. Atua como uma das principais vozes brasileiras na promoção da diversidade nas artes.

Beatriz Lucci (Diretora, Dramaturga e Pesquisadora): Formada pela The American Musical and Dramatic Academy, integra a nova geração de encenadoras brasileiras. Foi diretora residente de nomes como Miguel Falabella, João Fonseca e Moacyr Góes, destacando-se pela pesquisa em linguagem cênica e musicais de grande porte.

Os projetos selecionados pela Mostra Petrobras de Novos Bifes terão acesso a um conjunto robusto de incentivo:

Investimento direto na montagem, garantindo condições reais de produção;

Acompanhamento artístico, com a premiada equipe da Bife Seco para pensar dramaturgia, direção, música, elementos visuais, comunicação e marketing;

Consultorias individuais, com artistas convidados para fortalecer as singularidades;

Apoio na estrutura e produção, oferecendo sustentação técnica e organizacional;

Ensaios, laboratórios e imersões criativas, ampliando a qualidade do processo;

Estreia garantida no Festival de Curitiba 2026, um dos maiores palcos da América Latina, com visibilidade nacional e acesso a críticos, programadores e o grande público.

Companhia Bife Seco e Petrobras
Crédito: Rinaldo Franco

“Cada grupo selecionado receberá um investimento total equivalente a R$ 80 mil, somando aporte financeiro, mentorias, suporte, comunicação e temporada. Nosso compromisso é oferecer condições reais de criação, para que novos criadores possam sonhar grande e realizar.”, conclui Sávio Malheiros.

Para maiores informações, acesse www.bifeseco.com.br ou pelo e-mail contato@bifeseco.com.br

 

Serviço:

Mostra Petrobras de Novos Bife no Festival de Curitiba 2026

Inscrições: 1º até 19 de dezembro

Formulário: www.bifeseco.com.br

Formato: Seleção de 4 espetáculos autorais para palco

Linguagens: Teatro • Teatro Musical • Artes Cênicas Contemporâneas

Participação: Gratuita

Realização: Bife Seco + Petrobras

Informações: contato@bifeseco.com.br    

Instagram: @bife_seco

Comentários