1ª edição do Festival Novos Olhares vai promover cenas breves de artistas do Paraná

 

Visualinguas
Crédito: Negabi

Estimulando a diversidade, a formação e a acessibilidade, artistas emergentes do teatro e da dança entregarão ao público uma programação totalmente gratuita!

 

O Teatro José Maria Santos, ne região central de Curitiba, será palco do 1º Festival Novos Olhares em outubro (de 3 a 12). A proposta visa abrir as cortinas para 20 artistas iniciantes do teatro e da dança do estado, com apresentações de cenas breves, monólogos inéditos e não inéditos, todos com duração entre 15 e 25 minutos.

Com mais de 150 inscrições recebidas de todas as regiões do Paraná, a curadoria - composta por Eduardo Ramos, também diretor do AP da 13, Mayra Fernandes, da Cardume Cultural, e o ator Luís Melo - selecionou 20 propostas que priorizam a diversidade racial, de gênero, territorial e artística.

O Nascimento do Bufão
Crédito: Douglas Kodi 

“A ideia do Festival é trazer artistas que são profissionais e aqueles que estão em início de carreira, com cenas potentes, mas que ainda não encontraram uma oportunidade na cena teatral paranaense”, afirma Eduardo Ramos, diretor e idealizador do projeto.

A abertura oficial ocorrerá no dia 3 de outubro, com uma cena breve da consagrada atriz Rosana Stavis. Ela também participará de uma roda de conversa com o público. Já as apresentações dos artistas selecionados acontecerão nos dias 4, 5, 10, 11 e 12 de outubro, com quatro cenas por noite.

Pacto da Negritude
Crédito: Henrique Augusto 

Vale lembrar que: o projeto Novos Olhares oferece ainda atividades formativas gratuitas, incluindo oficinas de dança, escrita criativa e produção cultural, abertas ao público em geral.

Para garantir o acesso de todos os públicos, o festival conta com tradução em Libras em todas as apresentações e, em dois dias da programação, também haverá audiodescrição.

Solo em Off
Crédito: Maia Piva 

Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência diretamente na bilheteria do teatro. A programação completa, com detalhes sobre os artistas, oficinas e atividades paralelas, você encontra no perfil oficial da produtora no Instagram: @apedatreze.

As Aventuras de um Jovem Coração Zombeteiro
Crédito: Dani Passarinho
 

Serviço:

Festival Novos Olhares 

De 3 a 12 de outubro de 2025 - sexta e sábado às 20h e domingo às 18h

Local: Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655 - São Francisco)

Ingressos: Gratuitos (retirada de ingressos 1h antes no local)

Acessibilidade: Tradução em Libras em todas as apresentações, audiodescrição nos dias 4 e 11 de outubro. 

Informações e programação completa: @apedatreze

A Fota
Crédito: Mateus Tropo


Ficha Técnica:

Curadoria: Eduardo Ramos, Luis Melo e Mayra Fernandes | Direção de Produção: Eduardo Ramos Idealização | Eduardo Ramos Produção executiva e Coordenação de Projeto: Mayra Fernandes | Assessoria de Imprensa: Bruna Bazzo | Mídia social e gestão de tráfego: Juliana Villas Boas | Design Gráfico: Fabrício de Moraes e Guto Stresser | Equipe de Produção: Jade Giaxa, Karu Mochinsky, Carmen Felipa Leme, Elber Tavares | Atividades formativas: Amanda Leal, Flávia Massali, Mayra Fernandes | Convidados especiais: Rosana Stavis, Sueli Araújo, Nautilio Portela e Carlos Alencastro | Acessibilidade: Fluindo Libras | Apoio: Centro Cultural Teatro Guaíra e Blip | Realização: Sopro Produções, AP da 13 e Cardume Cultural

Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura - Governo Federal.

Comentários