11 motivos para você fazer um piquenique perfeito em Curitiba

Piquenique
Crédito: imagem gerada pela Meta AI
 

As vantagens dessa prática ao ar livre são muitas e a capital paranaense tem espaço de sobra para o turista ou morador se descontrair.

 

Que tal programar um piquenique em Curitiba? Organizar esse tipo de passeio na capital paranaense não demanda grandes produções, até porque existem formas bem simples de se realizar a prática. E em Curitiba o turista ou morador conta com uma grande vantagem: a quantidade de parques e bosques (dentre outras áreas verdes espalhadas por toda a cidade) que entregam espaço suficiente para você curtir com a família e amigos.

Já é sabido que o piquenique entrega uma série de benefícios para seus praticantes. O bem-estar físico e mental é, sem sombra de dúvidas, o grande ponto positivo dessa experiência, principalmente pela interação entre as pessoas e a conexão direta com a natureza.

Parque Tanguá em Curitiba.
Lindo em todos os momentos!
Crédito: Xandy Novaski

Outra vantagem é que os utensílios utilizados num piquenique são facilmente adaptados para a rotina do dia a dia (em casa ou até no trabalho). E mais: alguns itens que sobram podem perfeitamente servir como lanche ou complemento na refeição. Portanto, anote agora 11 motivos para você fazer um piquenique perfeito em Curitiba:

1) Bem-estar físico e mental: você sabia que o contato direto com a natureza ao lado de conhecidos e o amplo espaço ao ar livre pode reduzir consideravelmente o estresse, além de melhorar o humor e a sensação de felicidade?

2) Conexão com a natureza: Curitiba tem espaços verdes de sobra e ao se alimentar num espaço como esse traz o pertencimento pelo meio ambiente, o que renova as energias.

Parque Tingui em Curitiba
Crédito: Xandy Novaski

3) Socialização: quando reunimos amigos e familiares num ambiente como o do piquenique, o fortalecimento de laços acontece de forma natural. É que o compartilhamento de refeição e histórias acaba evoluindo para uma socialização mais ampla.

4) Estímulo ao planejamento e colaboração: você sabia que o piquenique é um grande exercício para treinar a organização e cooperação? O fato é que a prática exige certo planejamento, mesmo que simples. E o próprio momento da confraternização induz à interação entre as pessoas.

5) O celular vira segunda opção: todos nós sabemos que a desconexão de telas é imprescindível nos dias de hoje, principalmente para as crianças. O piquenique, ao induzir a interação humana e com o ambiente ao redor, consegue nos afastar (mesmo que momentaneamente) dos dispositivos eletrônicos.

6) Economia no bolso: sabia que o piquenique é uma opção de lazer bastante flexível? Ao adaptar os itens ao seu orçamento, isso torna a prática ainda mais acessível. Dividir, por exemplo, as compras, a gasolina, o transporte de aplicativo, é uma ótima fonte de economia.

Pães caseiros: fáceis de encontrar 
na capital paranaense.
Crédito: Xandy Novaski

7) Prática democrática: um piquenique pode ser realizado em diversos lugares. E como mencionado, em Curitiba há parques, bosques, praças, dentre outras áreas verdes que comportam esse tipo de programa entre familiares e amigos.

8) Culinária simples: não é preciso grandes produções na cozinha para se fazer um piquenique. Pequenos lanches, suco e água engarrafados, frutas, pães e bolos são suficientes para aproveitarmos uma tarde com quem amamos.

9) Utensílios práticos: sabia que aquele copo ou pratinho descartável, ambos podem ser utilizados num piquenique? Os famosos potes organizadores também facilitam o transporte dos alimentos. Garrafinhas térmicas para água ou café, toalhas, cestas, esteiras, bolsas térmicas, podem, inclusive, servir em outras ocasiões. Para quem deseja investir mais, há como citar ainda: mini cadeiras dobráveis, caixas térmicas, travesseiros infláveis... Comprá-los não é gasto, e sim investimento. Mas lembre-se: Curitiba é uma cidade bastante limpa. Organizar os descartáveis em saquinhos e posterior descarte em caçambas e lixeiras apropriadas se torna essencial para a prática.

Jardim Botânico / Galeria das 4 Estações
Na área externa há gramados perfeitos
para piqueniques!
Crédito: Xandy Novaski

10) Espaços gratuitos: novamente falando em economizar, Curitiba tem muitos locais abertos ao público sem cobrança de entrada ou permanência. Portanto, desceu num ponto propício ao piquenique via ônibus turístico, transporte público ou carro (próprio, alugado, de aplicativo), aproveite com os amigos e família!

11) Registros memoráveis: sejam eles na nossa mente ou mesmo via câmeras de celulares, os momentos do piquenique precisam ser registrados. Servem, inclusive, para compartilhamentos, socializando instantes que ficarão para sempre guardados na memória!

Queijos: itens indispensáveis num piquenique!
Crédito: Xandy Novaski

Uma dica extra: leve sempre repelentes e hidratantes para o corpo. Ah, não deixe tais itens ao alcance das crianças!

E, então? Já se preparou para o próximo piquenique ao lado da família e amigos? Pratique o lazer ao lado daqueles que você ama! Uma coisa é certa: será algo inesquecível!

Comentários